terça-feira, 10 de julho de 2012

Pedagogia do drama

            O aprendizado de um idioma, através da pedagogia do drama, tem sido identificado como um positivo impacto na motivação dos estudantes de outra língua. Notadamente, quando se verifica que a maciça maioria de nossos alunos não gosta de estudar inglês. Como se não bastasse de termos ainda, no geral, um ensino “status quo” inoperante.
            As atividades dramáticas podem desenvolver o vocabulário, expressão, criatividade, interação e consequentemente a motivação dos alunos. Baseado nisso, um recente estudo realizado por uma pesquisadora da Universidade Griffith, na Austrália - cuja amostra escolhida foi uma das escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Cabedelo - concluiu com grande êxito o rendimento escolar ao utilizar as técnicas mencionadas.
            Por exemplo, em uma das lições de tal processo, os estudantes tiveram que simular estarem no Mercado Público, onde teriam que introduzir o nome das frutas em inglês e fazer com que a professora as comprasse, praticando a linguagem ânglico.
            Já em outra situação, os alunos teriam que apresentar as partes do corpo humano em inglês para o E.T., como ele é um ser diferente ao nosso planeta, não poderia assim conhecê-las. Outra experiência excêntrica foi a que envolvia recrutar soldados para proteger o palácio da princesa Fiona do filme “Shrek”. Valendo-se, sempre, a estigma, a marca, do emprego da narrativa dramática.
            Depois de um mês de aplicação desses exercícios, os resultados da pesquisa mostraram significativo aumento do interesse e motivação dos alunos em estudar inglês. Proporcionando um aprendizado de forma atrativa, espontânea e instigante. Fazendo com que os alunos tivessem a chance de explorar e desenvolver seu imaginário, comunicação oral e habilidade de usar a língua em variados contextos.
            É isso. As atividades dramáticas podem ser consideradas como um eficiente recurso para melhorar a motivação dos alunos de escolas públicas brasileiras, em que o ensino de inglês é demasiado tradicional e ineficiente.
            “Satisfaction”, sim, lembrando mais uma vez Rolling Stones. Pois senti enorme satisfação ao saber da contribuição e do sucesso desse trabalho de pesquisa (tese de mestrado do ensino em inglês), personificada pela professora Larissa Gadelha Cartaxo, por dádiva divina, é a minha filha!


LINCOLN CARTAXO DE LIRA
Advogado e Administrador de empresas

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