segunda-feira, 20 de junho de 2011

A famosa chapinha

       Li não sei onde, que a feiúra parcial contamina a beleza parcial e não deixa que esta se manifeste plenamente. A beleza precisa ser total. É necessário buscar sempre a beleza integral. Ou seja: é uma questão de conjunto. Não é possível cuidar de um lado e descuidar de outro.
            A fórmula é certeira: a aparência é parte importante do patrimônio pessoal. Já se dizia, na Grécia antiga, que a boa aparência substitui qualquer apresentação.
            É consabido a qualquer vivente, que a beleza não é tudo. Como também o dinheiro não é tudo. A cultura é tudo? Claro que não! Mas tanto a beleza quanto o dinheiro e a cultura são importantes para a realização pessoal. O resto é perfumaria – como diz um especialista no assunto.
            Porém, para as mulheres em especial, quando se olham no espelho e não gostam do que vêem, logo recorrem pra diversas alternativas de embelezamento, a exemplo da famosa chapinha nos cabelos. Pra inúmeras mulheres uma solução que caiu do deu.
            Outro dia, encontrei-me com uma velha amiga, contemporânea de universidade, figura humana calorosa, inteligente, espontânea e verdadeira. Naquela interatividade amorosa e fraterna eu quase não a conheci. Com seu olhar apurado, identificou de cara a minha dificuldade de reconhecimento:
            -Arrá! Já sei, foi o meu penteado. Tá pensando que esse cabelo liso e lindo é de nascença?
            Pegando nos seus cabelos, dando aquela risada histérica, ela mesma respondeu-me:
            -É fruto, meu filho, da bendita chapinha! Precisei lutar contra meus crespos. Porque uma coisa é certa: fico careca, mais feia e de cabelo ruim... jamais!
            Ao se despedir, virou para mim e falou:
            -Faça-se feliz? Entendeu! Pinte sua barba, pois cabelos brancos crescem mais rápido do que erva daninha. Isso é infernal. Por isso, não abro aguarda, estou sempre pintando as minhas ricas madeixas.
            Longe de ser escravo da vaidade e da futilidade, a realidade é a seguinte: Se não gosta do que vê, faça alguma coisa para mudar sua aparência. Troque de penteado, passe um batom diferente, dê um retoque novo ou outros traquejos que levem massagear a sua auto-estima. Porque isto é o que importa! Basta de adversidades, de contratempos e de pensamentos sinistros.
            Ah, faça-me um favor! Sei que vai aparecer alguém que diga: “Mas beleza não traz felicidade!”. Tudo bem. Então tente ser feliz enquanto se sentir feia.


LINCOLN CARTAXO DE LIRA
Advogado e Administrador de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário