quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

O valor da gentileza

 

             Já notou, um dos aspectos mais estressantes da vida moderna é ter de lidar com pessoas desagradáveis. Quando elas não se envenenam com sua própria ignorância e grosseria, acabam nos levando a um comportamento autodestrutivo. Somos tão direcionados para a eficiência e a produtividade que acabam nos esquecendo de que o mais importante é a gentileza e o carisma.

            Eu já sabia, até mesmo com a minha psicanálise de botequim, que a gentileza é um ato de amor. Pratique, ensine, retribua, promova, espalhe por aí. Gentileza gera gentileza. O menor ato de gentileza vale mais do que maior de todas as intenções. Seja conhecido pela sua gentileza. Pessoas gentis são mais felizes.

            Faço um parêntesis de uma experiência particular: não faz muito tempo, deixei de comprar um carro por falta da gentileza de um vendedor duma concessionária de veículos. Simples assim.

            Ah, faça-me um favor. Não dá! Ninguém - muito menos o cliente – gosta de se relacionar com uma pessoa mal-humorada, “amarga”, com “baixo astral”.

A falta de gentileza, o mau humor, por parte de quem está prestando um serviço, é simplesmente intolerável.

            Uma coisa é certa: gentileza é o “lubrificante” do atendimento. Quando somos gentis com o cliente, ele tem uma forte percepção de que realmente nós nos importamos com ele. A atitude gentil abre-nos grandes possibilidades para prestar um fantástico atendimento ao cliente. Ah, sim, pesquisadores ao redor do mundo não cansam de atestar os efeitos benéficos que a gentileza traz para nossa saúde física e mental. Ou seja: praticar a gentileza traz longevidade e qualidade de vida.

O gesto da gentileza é tão significativo que já tem o seu dia de comemoração, 13 de novembro, o Dia Mundial da Gentileza. Mas, como sempre, tudo começa com pequenas ações: um elogio entusiasmado, um sincero pedido de desculpas, um presente fora de hora, uma ajuda sem querer nada em troca, uma mensagem carinhosa. O importante é não deixar para depois – gentileza precisa virar hábito.

Ser gentil cai bem em qualquer pessoa. Você nunca vai se arrepender de ser gentil. Gentilezas, muitas vezes simples para quem faz, podem gerar memórias inesquecíveis para quem recebe. São as chamadas experiências impactantes e que nos confortam, aquelas que nos fazem esboçar um sorriso quando nos lembramos delas.

Pessoas gentis são outros quinhentos. Seja gentil, sempre!

 

 

                                LINCOLN CARTAXO DE LIRA

                                               Advogado, administrador e escritor

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