Já
notou, um dos aspectos mais estressantes da vida moderna é ter de lidar com
pessoas desagradáveis. Quando elas não se envenenam com sua própria ignorância
e grosseria, acabam nos levando a um comportamento autodestrutivo. Somos tão
direcionados para a eficiência e a produtividade que acabam nos esquecendo de
que o mais importante é a gentileza e o carisma.
Eu já sabia, até mesmo com a minha
psicanálise de botequim, que a gentileza é um ato de amor. Pratique, ensine,
retribua, promova, espalhe por aí. Gentileza gera gentileza. O menor ato de
gentileza vale mais do que maior de todas as intenções. Seja conhecido pela sua
gentileza. Pessoas gentis são mais felizes.
Faço um parêntesis de uma
experiência particular: não faz muito tempo, deixei de comprar um carro por
falta da gentileza de um vendedor duma concessionária de veículos. Simples
assim.
Ah, faça-me um favor. Não dá!
Ninguém - muito menos o cliente – gosta de se relacionar com uma pessoa
mal-humorada, “amarga”, com “baixo astral”.
A
falta de gentileza, o mau humor, por parte de quem está prestando um serviço, é
simplesmente intolerável.
Uma coisa é certa: gentileza é o
“lubrificante” do atendimento. Quando somos gentis com o cliente, ele tem uma
forte percepção de que realmente nós nos importamos com ele. A atitude gentil
abre-nos grandes possibilidades para prestar um fantástico atendimento ao
cliente. Ah, sim, pesquisadores ao redor do mundo não cansam de atestar os efeitos
benéficos que a gentileza traz para nossa saúde física e mental. Ou seja:
praticar a gentileza traz longevidade e qualidade de vida.
O gesto da gentileza é tão significativo
que já tem o seu dia de comemoração, 13 de novembro, o Dia Mundial da
Gentileza. Mas, como sempre, tudo começa com pequenas ações: um elogio
entusiasmado, um sincero pedido de desculpas, um presente fora de hora, uma
ajuda sem querer nada em troca, uma mensagem carinhosa. O importante é não
deixar para depois – gentileza precisa virar hábito.
Ser gentil cai bem em qualquer pessoa.
Você nunca vai se arrepender de ser gentil. Gentilezas, muitas vezes simples
para quem faz, podem gerar memórias inesquecíveis para quem recebe. São as
chamadas experiências impactantes e que nos confortam, aquelas que nos fazem
esboçar um sorriso quando nos lembramos delas.
Pessoas gentis são outros quinhentos.
Seja gentil, sempre!
LINCOLN CARTAXO
DE LIRA
Advogado,
administrador e escritor
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