terça-feira, 19 de novembro de 2019

Imprensa paraibana de luto


            A notícia da morte da jornalista e colunista político Lena Guimarães, 62 anos, foi recebida com choque e tristeza no meio jornalístico da Paraíba e junto aos seus leitores. Natural de Cajazeiras, como eu, berço cultural que lhe deu rédeas largas para a sua brilhante carreira profissional.
            Interessante. Não cheguei a conhecê-la pessoalmente, apesar de termos tido uma convivência semanal, via internet, desde 2007, através do encaminhamento semanal dos meus artigos - oportunidade em que ela exercia a função de Diretora de Redação deste prestigiado periódico. Para conhecer suas virtudes profissionais, bastava ler seus textos para ver que era uma democrata convicta de corte liberal.
            Lena, com ironia e visão ampla, era capaz de descrever e antever questões da política paraibana e nacional. Era destemida e autêntica que nunca se curvou diante dos desejos de poderosos. Sua vida era rica em experiência e emoções vivas. Uma referência inspiradora. Alma de repórter, com senso crítico de analista político. 
            Será, sim, muito difícil substituir o profissionalismo e a credibilidade que ela tão bem emprestou à imprensa paraibana. Seus textos tinham lufada de ar fresco que resgatava o senso de amor pelo País, em meio a tanto ódio, raiva e disputas.
            Ainda que em algumas vezes alguém tenha discordado do que ela escrevia, o seu talento e a sua honestidade intelectual sempre merecia o aplauso de todos os seus leitores. Lena, como jornalista responsável, sabia olhar e não inventar fórmula que justificava ao mesmo tempo seu interesse por fatos da vida cotidiana, num estilo realista, fiel às descrições.
            Não por acaso, Lena definia o jornalismo no qual virou bordão: “Jornalismo com ética e paixão”. Foi espelho e bússola para muitos colegas de profissão. Espécie de um pilar, uma mentora e um exemplo. Escrevia dum jeito que todos entendiam e se encantavam.
 Pode notar aí: vai ser difícil haver outra Lena Guimarães. Meus pêsames à família.


                           LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                            lincoln.consultoria@hotmail.com
                               Advogado e mestre em Administração
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário