terça-feira, 4 de junho de 2019

Boa comida


            O tempo também urge quando se trata de compromisso que não podemos adiar e nem sequer chegar atrasado. Foi um desses compromissos que tenho semanalmente ao Recife que fui obrigado, em razão do horário (agenda), a almoçar rapidamente num daqueles restaurantes de beira de estrada.
            Não sei se posso chamar de restaurante ou barraca. Só sei que é tudo simples. E uma coisa que me chamou atenção foi que, enfrente a esse “estabelecimento”, se formava uma fila de caminhoneiros estacionados. Um bom sinal. Olhei de lado para o meu motorista e falei: “Devemos engolir a vergonha, e vamos comer aqui”.
            Como já evidenciei, o lugar é modesto demais. Para se sentar, só em banco de madeira grosseiramente fixado. Não existem paredes, nem tampouco energia. A coberta foi construída com resto de madeira, zinco e papelão. As mesas espalhadas pelo salão de chão sem piso, apenas em terra batida com argila. Destaque: encima de cada mesa uma garrafa “pet de 2 litros” cheia de água, quase congelada (grátis). Como se fosse decoração.
            Nossa! O mictório improvisado funciona ao lado do restaurante, em um pequeno quadrado, cercado por uma lona preta já bem surrada. Para quem se encontra em apuros/aperreios urinários, qualquer lugar está bom, né?
            Interessante, eu já comi em lugares toscos, mas esse é, de fato, um autêntico: restaurante de caminhoneiros. Quando me sentei, olhei em volta e percebi que eu e o meu motorista éramos os únicos “não caminhoneiro” do lugar. O “buffet” servido em panelas de barro, cuja cardápio (anunciado em voz alta) está na raiz da nossa cultura gastronômica. Pense que maravilha, que comida gostosa.
            Desde já, peço desculpas ao crítico da arte culinária, e chego à conclusão que a solução pro excesso de frescura que nos ronda é a boa comida simples e caseira, tudo quentinho e saboroso. E o precinho, ó!


                                                 LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                  lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                                      Advogado e mestre em Administração
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário