terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Massacre em Brumadinho

             É triste eu ter que escrever sobre isso. É triste ver gente como eu gritando por esse Brasil afora pelo óbvio de invocar a Lei (e bom senso) contra as autoridades e contra empresários/executivos inoperantes, incompetentes ou corruptos.
            Quantos Brumadinhos e Marianas ainda virão? A negligência e a irresponsabilidade venceram outra vez. Indignação, vergonha, não sei que nome dar ao meu sentimento e ao sentimento do brasileiro diante desta segunda tragédia. Dói fundo.
            Já se contam mais de 110 mortos, e o número de desaparecidos ainda beira os 238. Uma tragédia cuja dimensão humana encontra poucos paralelos no País, mas que tem na sua origem um fator escabroso repetido: o descaso com protocolos básicos de prevenção de desastre.
            O rastro de destruição deixado há meros três anos parecia capaz de forçar uma mudança de atitude. Mas que nada. O próprio presidente da Vale, empresa envolvida nas duas ocorrências, assumiu o cargo proclamando o lema “Mariana nunca mais”. Pelo visto, a promessa pouco durou. Quase um deboche. Simples assim, embora penoso.
            Em meio ao tradicional jogo de empurra de responsabilidades, sabe-se que o principal culpado é o poder público, ineficiente no cumprimento de suas atribuições. Fiscaliza de maneira precária e, no mais das vezes, toma providências quando o infortúnio se consumou. Isso não tem desculpa, não tem perdão.
            Torna-se claro que há uma falha coletiva, institucional. Como é caso, também, dos processos que se arrastam na Justiça, que parecem não ter fim, as indenizações e multas a serem pagas pelos que deveriam ter prevenidos os sinistros. Como se vê, todos (juntos e misturados) dentro desse reino de descaso e insegurança.
            É difícil não ver nessas calamidades o consumo de uma cultura institucional frágil, na qual o desprezo pelo bem público e pela coletividade tem prevalecido a favor dos interesses particulares. Infelizmente!!!


                                          LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                           lincoln.consultoria@hotmail.com           
                                                    Advogado e mestre em Administração
                                       
                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário