terça-feira, 21 de novembro de 2017

Reflexo da violência no Rio

            Para mim, o Rio de Janeiro é a cidade mais bela do mundo. Apesar do site gringo de viagens, U City Guides, apontá-la em 5º lugar entre as mais bonitas do planeta, atrás apenas de Veneza, Paris, Praga e Lisboa. Mesmo assim, uma posição privilegiadíssima.
            Há quem diga que Deus criou o mundo em 6 dias e guardou o sétimo para o Rio. Ela é abençoada por ter uma das mais impressionantes vistas em todo mundo. Infelizmente, a violência está tirando o seu brilho – virou um clichê intragável. É um déjà-vu recorrente. 
            Sinto nostalgia pelo tempo em que a “Cidade Maravilhosa” era seduzida não só pela sua beleza, mas pela sua tranquilidade, pela alegria e pelo despojamento do seu povo. Falou em leveza e em bom humor: ah, só pode ser o carioca.
            Escutei outro dia de um morador que a situação do Rio de Janeiro é inquestionavelmente temerosa em relação à violência. “Não vamos mais de carro para certos lugares. A preocupação é o perigo no caminho, na hora de estacionar, tudo”. Já outro morador assim se manifestou: “Praticamente não saímos mais de casa para se divertir. Estamos vivenciando uma guerra civil camuflada”.
            Ninguém há de negar que a violência no Rio tem desestimulado a frequência de turistas, como também, tem desanimado muitos cariocas a sair de casa à noite, alterando hábitos e traços culturais da cidade. Os índices de criminalidade em alta, além da crise econômica, representam um baque no setor de bares e restaurantes.
            Que o Rio está uma violência sem tamanho não é mais novidade. Basta checar a pesquisa Datafolha no começo de outubro onde revelou que 72% dos cariocas diziam que, se pudessem, se mudariam do Rio devido à violência. Um terço dizia ter mudado de rotina nas semanas anteriores.
            Pois é, e agora? Alguém tem que fazer alguma coisa.

                                   
                                                         LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                         lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                                      Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário