terça-feira, 22 de agosto de 2017

Carência de líderes

            É preciso reafirmar que o Brasil necessita de líderes acima de qualquer suspeita. As instituições públicas não devem servir de escudo aos que enfrentam acusações, tampouco parlamentares lobistas que utilizam pautas legislativas em busca de vantagens setoriais à custa do erário.
            Para enveredar num rumo virtuoso, precisamos sim de líderes abnegados e comprometidos com as causas sociais. Não há nada, nada mais urgente, neste País, do que criar uma geração de novos líderes à altura das responsabilidades morais e éticas.
            A carência de líderes no Brasil lembra um navegante perdido em oceano tempestuoso, sob céu nublado e sem bússola nem estrelas para se orientar. O exemplo dos nossos grandes vultos nacionais foi jogado na lata do lixo da história.
            Já vai longe o tempo em que tínhamos grandes líderes na política, do quilate de um Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Franco Montoro, Mário Covas, Leonel Brizola... A política ficou com má fama. Perdeu o sentido nobre. Foi entendida como um lugar de malandro.
            A explicação para tal situação é que a redemocratização dos anos 1980 coincide com o desinteresse dos jovens pela política, provocada pela desmoralização da prática política, como também, pela falta de mecanismos de participação na política. Como isso: a política atraiu àqueles que não encontraram lugar no mercado de trabalho ou de celebridades decadentes.
            Isso, caros leitores, é o que está acontecendo. Faça o esforço que fizer, não dá para não reconhecer essa lacuna de grandes lideranças no cenário político. Os nomes que aparecem representam o velho e, pior, mais radicalizado. Lula representa o velho à esquerda. Bolsonaro representa o velho à direita. Dória aparece com uma visão burocrática, gerencial, mas que ainda não foi testado. Logo, não é preconceito. É uma obviedade.
            Enfim, falta ao Brasil um líder com uma visão modernizadora da política, baseada nos princípios de inclusão social, responsabilidade fiscal e modernização na área dos costumes.


                                              LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                               lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                Advogado e mestre em Administração


Nenhum comentário:

Postar um comentário