terça-feira, 21 de março de 2017

Reforma da Previdência

            Não existe argumento que rebate a constatação de que o modelo atual de nossa Previdência é insustentável no tempo. Não há horizonte azul. Nos últimos anos, seus gastos cresceram exponencialmente e achataram demais as despesas.
            Temos que evitar o bate-boca ridículo e palanqueiro de que nada precisa mudar na Previdência. É pura hipocrisia. É liquido e certo que o Brasil envelheceu e esse processo vai se acelerar muito nas próximas décadas. Até 2025, a atual população de idosos deverá crescer 50% e, até 2050, será por 2,5 vezes maior que agora.  Com as regras atuais, será impossível manter pagamentos dignos de aposentaria para todos os brasileiros. Neste particular, não contam com a minha bênção. Temos que mudar!
            Na ponta do lápis, não tem outra saída. Sem as devidas mudanças, os benefícios previdenciários superariam 70% do orçamento público já em 2030. O Brasil gasta cerca de 12% do PIB com aposentarias, incluindo os pagamentos aos trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público. Chega uma cifra descomunal de R$ 740 bilhões. Trata-se de uma montante equivalente a mais de 11 vezes o orçamento de investimentos do governo federal.
            Não vamos maquiar a realidade como o politicamente burro faz. Ou seja, não podemos deixar de registrar que, embora a expectativa de vida dos brasileiros seja de 75 anos, na média, segundo o IBGE, os Estados do Nordeste – especialmente Maranhão, Piauí e Alagoas – ficam abaixo disso, por volta dos 68 anos.
            Convém notar, caso for implantado a idade mínima de 65 anos, ninguém irá se aposentar nessa região, todos morrerão no batente, sem direito a uma vida tranquila depois tantos anos de labuta.
            Não se sabe ao certo, por fim, como vai ficar a nossa Previdência, mas que vai mudar, com certeza que sim. É o desafio. O Brasil não pode esperar.


                                                 LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                  lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                                       Advogado e mestre em Administração



Nenhum comentário:

Postar um comentário