domingo, 22 de novembro de 2015

Uma obra-prima literária

            Não é para qualquer um receber o “Título de Cidadão” alguém que dedicou toda a sua vida profissional em prol do desenvolvimento habitacional da cidade de João Pessoa e, porque não dizer, do Estado da Paraíba.
            Estou me referindo a Socorro Gadelha que, por privilégio e dádiva, é a minha consorte. O título de “Cidadã Pessoense”, ora lhe outorgada pela Casa Legislativa de João Pessoa, como já disse, suspeito ou não, foi uma homenagem que chegou ao lugar certo, na hora certa. A sua história de vida, a sua garra e o seu caráter nos tocam e continua nos inspirando profundamente.
            Aprendi a saborear as coisas boas, a estar inteiro onde eu me propus estar. O tempo tem proporcionado em mim essa gratidão. Pois nessa solenidade tive também a felicidade de saborear uma dessas coisas boas que foi o discurso primoroso proferido pelo deputado federal Marcondes Gadelha em alusão à homenageada. Uma verdadeira obra-prima literária que faz bem ao coração e ao intelecto. Sem desmerecer aos demais oradores que lhe antecederam, evidentemente.
            Marcondes é uma das cabeças mais lúcidas e brilhantes do nosso tempo. Ele é desses incríveis prodígios brasileiros que usam a obstinação como combustível por construir uma trajetória digna de uma irretocável carreira política. Ele é um conciliador por excelência que foge da briga e da miudeza (mesquinhez) do cotidiano da política. Usa a linguagem de forma honesta, organizada e sem arroubos grandiloquentes – numa lucidez plena de contemporaneidade.
            Quando ele terminou sua fala, sob muitos aplausos, olhei para um colega ao lado, coloquei as mãos para trás, e cravei; “Aí está o melhor expoente de um autêntico parlamentar”. Sua desenvoltura e conhecimento impressionaram a todos ali presente.
            Como todos sabem (ou deveríamos saber), um discurso qualificado pode levar um homem à presidência de um país, ao cargo almejado na empresa, ao aperto de mãos que sela um negócio e até aos braços da mulher desejada. Não importa se quem ouve é uma plateia de centenas de pessoas, dez funcionários ou apenas um indivíduo.
            A vida inteira ouvi que bons discursos são aqueles que deixam uma marca e isso só é possível com conhecimento, espontaneidade e valores capazes de diferenciar você de qualquer outra pessoa que poderia falar sobre o mesmo assunto. Nisso, Marcondes é craque!
            Ah, que pena: não sou de falar em público, eu só escrevo.

                                                   
                                                            LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                            lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                             Advogado e mestre em Administração

           
           

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário