domingo, 14 de dezembro de 2014

Tempestade em copo d'água

       A vida é feita de altos e baixos, momentos tristes e felizes. Muitas vezes nos desgastamos por coisas que, examinadas em detalhe, não merecem tanta atenção. Nós nos detemos em pequenos problemas e questões e os superdimensionamos.
            Na verdade, sem nenhum ismo, quando “não se faz tempestade em copo d’água”, a vida pode não se tornar perfeita, mas aprendemos a aceitar o que ela tem a nos oferecer, com mais complacência. Conforme ensina a filosofia Zen, quando superamos os problemas, em vez de resistirmos a eles, com todas nossas forças, a vida começa a fluir.
            Se atirarmos uma pedra para o lago, as pequenas ondas concêntricas movem-se e criam ondas maiores que, por sua vez, criam outras ainda maiores. Com as pessoas acontece exatamente o mesmo. O mundo individual de cada um mexe com a ordem do mundo e das coisas e basta termos a noção de que a vida é feita de pequenos, médios e grandes desafios.
            -Cara, você é o máximo! Foi assim que me expressei ao ouvir do meu velho amigo Cordeiro, como sempre preciso e inteligente, a seguinte reflexão: “Meu chapa, sabemos que não é obrigação da vida fazer tudo perfeito, esta é a nossa tarefa”.
            Faz sentido? Sim. Ao nos rendermos a esse fato, perfeitamente correto, paramos de sentir pena dos outros, igualmente, porque nos lembramos que cada pessoa recebe seu quinhão e tem suas próprias forças e desafios. Este insight tem me ajudado bastante ao enfrentar as decisões difíceis que tive de tomar sobre a quem ajudar e a quem não.
            Já uma vez escrevi que só temos a ganhar ao aprender a não nos deixarmos levar por pequenos aborrecimentos. Muitas pessoas perdem tanta energia de suas vidas “fazendo tempestade em copos d’água”, consequentemente, perdem contato com o lado mágico e belo da existência. Quando você se compromete a trabalhar com esse objetivo em mente, percebe que sobra uma reserva muito maior de energia para ser dedicada à simpatia e à gentileza.
Reparando direitinho, muitos de nós aprendemos a arte neurótica de perder nossas vidas nos preocupando com variedades de coisa sem muita importância. Estigmatizando, assim, as dificuldades da vida para se viver, mesmo sabendo que há inúmeros obstáculos a vencer, e que, por aí, pode ser um caminho seguro para o sucesso e a realização pessoal.                          
            É a vida. Todas as vezes que ficamos cozinhando nosso rancor, decorrente das dificuldades, transformamos copos d’água em tempestades mentais. Fuja disso!

                                                          LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                          lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                            Advogado e mestre em Administração

                                                          

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário