terça-feira, 29 de maio de 2012

Sugestões chinesas

       Os verdadeiros problemas do povo brasileiro se resolverão com mudanças estruturais. E para haver mudanças estruturais na economia e no Estado é necessário um projeto audacioso para o País. Desculpem-me... quem tem outro entendimento é tosco exercício ideológico.
            É aí que a coisa pega. Pois sou muito cético em relação ao assunto. E haja razão, sim, para isso. Deixando as firulas de lado. Recentemente, o Primeiro Ministro da China, Wen Jiabao, em visita ao Brasil, nos deu algumas sugestões que, segundo ele, foram responsáveis pelas mudanças e pelo crescimento da China. Vejamos.
            Pena de Morte para crimes hediondos – Quis dizer que eliminando os bandidos mais perigosos, os demais terão mais receio em praticarem seus crimes, refletindo imediatamente na segurança pública do país.
            Punição severa para políticos corruptos – Na China, corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua, além de devolver aos cofres públicos o dinheiro roubado.
            Investimento em educação – Um país que quer crescer precisa produzir os melhores profissionais do mundo, e isso só é possível se o Brasil investir 5 vezes mais do que se investe hoje em educação.
            Redução e reforma da carga tributária – Se não houver no Brasil uma mudança drástica, as empresas não conseguirão competir com o mercado externo e o interno ficará emperrado.
            Redução do salário dos políticos – Na China deputado custa menos de 10% do que um deputado brasileiro. Pela cultura da malandragem, Brasil tem os políticos mais caro do mundo.
            Desburocratização imediata – Isso é um caso urgente para ser solucionado. Não é por acaso que o Brasil sempre foi um país mais complexo (burocrático) em matéria de negociações.
            Investir em Ciência e Tecnologia – O Brasil precisa de profissionais de qualidade para concorrer com os países desenvolvidos que se encontram mais de 20 anos a sua frente.
            Menoridade Penal e Trabalhista – Na China, os jovens têm permissão para trabalhar a partir de 15 anos, desde que continuem estudando e que, por sua vez, respondem pelos seus crimes normalmente, como qualquer adulto acima de 18 anos.
            Eis lições a serem extraídas. Espera-se, no fim das contas, que não haja algum espírito mau em achar que tudo isso é babaquice, é retórica, é ficcional...


                                               LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                               lincoln.consultoria@hotmail.com
                                               Advogado e Administrador de Empresas


Nenhum comentário:

Postar um comentário