segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A corrupção no Brasil

            Muito tem se falado, analisado, questionado e cobrado providências contra a corrupção no Brasil. Em simples e diretas palavras, sem uso do “filosofês” e, principalmente, do “politiquês”, ouso afirmar que o Brasil encontra-se “esquizofrenizado” pela corrupção.
            A realidade é que nosso país precisa dar um safanão na corrupção para deixar de ser bobão e tomar vergonha na cara. Está passando da hora, estamos perdidos, para não dizer outra coisa. Nada disso é novo, mas é cada vez mais escabroso. Desculpem-me por estar sendo demasiado severo em minhas palavras. Não consigo. Deve ser um problema genético. Algo a ver com minhas dificuldades de lidar com essa vergonha nacional, e com a defesa da ética que é falsa, oca, vazia.
            Assim, parece-me induvidoso que, nessa cruzada contra corrupção, a gente está perdendo a parada. Protestos como colocar lenços brancos nas janelas, saltar pombos pela paz e gritos “basta de corrupção” apenas levam os corruptos a darem risada e se lixarem para esse tipo de manifestação. Só sei que nesse filme de “mocinho e bandido” os bandidos ganham no fim.
            Vocês pensam que eu tô ironizando? Tô falando sério! Está ficando insuportável ver, diariamente, nos noticiários, os desmandos e a falta de brio de algumas autoridades com a maneira de tratar o dinheiro público. Alguma coisa tem que ser feita. Nesse cenário,é quase inacreditável (mas apenas quase) poder ainda constatar a coragem e a bravura da ministra Eliane Calmon!
            Ainda nesse momento histórico desconfortável, a corrupção, a cada ano, rouba dos cofres públicos brasileiros a exorbitante quantia de 85 bilhões de reais. Valor esse suficiente para resolver os principais problemas do país e acelerar seu desenvolvimento. Pois, qualquer marmanjo com conhecimento mediano sabe, hoje, que as principais causas da corrupção devem-se às instituições frágeis, hipertrofia do Estado, burocracia e impunidade.
            Ademais, temos um modelo de estado generoso, condescendente e que faz vista grossa aos pecadilhos de seus altos funcionários em detrimento do mérito e da eficiência. Por outro lado, sob a égide do neoliberalismo, verifica-se que a corrupção é endêmica ao capitalismo, um não vive sem o outro.
            As pessoas me falam: Qual a solução, então? E a resposta a essas condutas desviantes, Odilo Sheres – observador preciso do cotidiano contemporâneo – foi muito feliz em afirmar que, “quando não somos capazes de reagir e nos indignar diante da corrupção, é porque nosso senso ético também ficou corrompido”.
            Enfim, será que ainda é possível piorar?

         
                                                           LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                           lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                                         Advogado e Administrador de Empresas
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário