segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Aposentadoria mais cedo

       Não vejo nada de decisões políticas que venham beneficiar a sofrida classe dos aposentados. Só palavrório, discursos vazios, promessas que não se cumpriram, enganações e mais enganações.
            Devido à determinação do governo de desvincular a política de correção das aposentadorias e do piso salarial, logo, logo, os aposentados poderão estar recebendo, em poucos anos, apenas o valor do mínimo, mesmo os que se apresentaram com valores maiores.
            Dias desses encontrei com um velho amigo, conhecido por prosear onde quer que esteja, depois daquela afabilidade de praxe, chego junto e lhe falo: E aí, grande guerreiro, já se aposentou?
            Longe de sua costumeira risadagem desconcertante, e enfunando o peito, entrou com unhas e dentes sobre esse malogrado benefício: “Aposentadoria uma ova! Como posso me aposentar com esse salário de miséria”. E arrematou: “É um absurdo. É melhor estar na ativa do que entrar para Academia dos Aposentados Lisos”.
            Poderia ficar aqui a desfiar um rosário de histórias/exemplos. Mas, o que é pior, segundo estudos levantados pelos fundos de pensão americanos, as pessoas morrem mais cedo se se aposentam mais tarde porque acabam não aproveitando enquanto as coisas funcionam. Principalmente as cabeças!
            Vamos por pedaços, como diria um matutinho lá dos arredores da cidade de Padre Rolim (Cajazeiras), para os aposentados com idade de 50 anos, sua expectativa de vida média é de 86, e que para os aposentados com a idade de 65 anos, sua média passa apenas para 66,8. Uma conclusão importante desse estudo é que a cada ano se trabalha para além dos 55 anos, perde-se 2 anos de vida útil, em média.
            Verifica-se, por outro lado, as pessoas que tomam aposentadoria precoce na idade de 55 anos tendem a viver muito e bem em seus anos 80 e além. Têm ainda o luxo de escolher os tipos de trabalho de tempo parcial e o fazem num ritmo mais prazeroso, para que não fique muito estressado.
            Fica claro quem se aposentam muito tarde são em pequeno número e tendem a morrer rapidamente após a aposentadoria. Por isso que a maioria dos japoneses se aposenta com a idade de 60 anos ou menos e isto pode ser um dos fatores que contribuem para o longo período médio de vida do povo idoso nipônico.
            Vale uma observação final assustadora: Não esqueça. Trabalhando muito duro na panela de pressão por mais 10 anos além da idade de 55 anos, você desistirá de pelo menos 20 anos de sua vida útil, em média. Então, não podemos bobear.

                                                  LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                  lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                  Advogado e Administrador de Empresas
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário