terça-feira, 12 de maio de 2020

Palavras têm consequências


            As falas destrambelhadas do presidente Jair Bolsonaro têm sido a sua marca. Com todas as vênias de estilo, parece comportamento típico de aluado, que muda ao sabor dos ventos e das conveniências particulares. Disparando desatinos a torto e a direito.
            O desenho claro: quase, ou melhor, todos os dias é a mesma manifestação agressiva – esbravejando insultos. Comporta-se como torcedor de arquibancada, que não tem responsabilidade com os resultados. Pouco se lixando para as consequências de suas palavras. Esta paisagem tornou-se rotina.
            Absurdo é pouco! Desde a redemocratização do país, nenhum presidente desafiou os limites impostos pela Constituição como Bolsonaro, que submete as instituições democráticas a estresse permanente com o claro objetivo de enfraquecê-las.
            De seu improvisado palanque presidencial, Bolsonaro espuma, se irrita, manda calar a boca de jornalista. Quiçá agindo por vaidade e asneira, fidedigna combinação explosiva. Mostrando-nos, assim, o seu despreparo para a liturgia do cargo que ocupa.
            “E daí?”, daí presidente, Vossa Excelência esquece que vivemos num regime democrático, e que a imprensa é a verdadeira fonte da democracia. Sobrepujar esse preceito é o mesmo que ser considerado um antidemocrata, um intolerante.
            Figuras minúsculas da política e simpatizantes de plantão insistem em achar que o presidente está no caminho certo, desperdiçando energia num país em emergência (Covid-19). Se Bolsonaro quer uma imprensa chapa branca, basta mudar para Cuba. Lá, como eu vi, visitando a cidade de Havana, a imprensa não ousa questionar o poder governamental.
            Em bom português, não é hora para politicagem, jogo de palavras, mentiras ou confronto com inimigos imaginários. O desafio que se coloca no momento é gigantesco: o Brasil precisa encontrar soluções rápidas para que as pessoas não percam a vida nem o emprego. Basta isso.

                                             LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                              lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                        Advogado e mestre em Administração
        
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário