terça-feira, 16 de outubro de 2018

A fazendinha


            Volta e meia eu tenho saudade do meu tempo de criança na Fazenda Zé dias, do meu avô Miguel Cartaxo, localizada no distrito de Cajazeiras. Ah, que saudade da rede armada na varanda, do açude perto de casa, aonde ia sempre tomar banho e, às vezes, pescar. Daí minha fascinação pela pesca esportiva.
            Há um fado antigo, com um refrão que diz: “Ó tempo, volta para trás”. Ai, ai, que saudade eu tenho do meu avô Miguel me levando cedinho para o curral, a fim de tirar da vaca aquele leitinho espumado na caneca de alumínio. De dormir na rede já com o lampião apagado, sem medo do escuro. Saudades de alimentar as aves no chiqueiro, principalmente os pintinhos. Saudades do canto do galo que funcionava como despertador que não atrasava. Saudades do fogão de lenha a água do pote de barro.
            Pode parecer uma chatice ou saudosismo barato o que digo, mas é real para quem teve o privilégio de viver nesse mundo mágico. E para matar essa saudade, pensando também na criançada de hoje, decidimos construir com um grupo de amigos a nossa “fazendinha”, numa área arborizada do Condomínio Victory, com todos os pormenores, destes chamados detalhes de quem ainda mora no interior – na roça. A sua inauguração deu-se justamente agora no “Dia das Crianças”. Nossa, foi um sucesso!
            Adoro criança! Estou sempre de olho nelas, não sei por quê. Sua presença me atrai como liberdade de pensamento, como imaginação sem rédeas, como honestidade e inocência. Depois de observar a felicidade daquela garotada na “fazendinha”, encantado, por um bom tempo, eu disse para mim mesmo: - Ô, meu Deus, que saudade do meu neto Adam, como gostaria que ele estivesse aqui. Brincando e Abraçando-me!
            Uma constatação: as crianças hoje passam menos horas em contato com a natureza, e sim, mais tempo confinadas em casa, vendo TV ou jogando videogame. Tendo como consequência causas da obesidade e distúrbios mentais.
            Bem, fizemos a nossa parte com a natureza, agora faça a sua, caro leitor. Pois o contato com a natureza é o grande aliado da criança: na saúde e na alegria.

                                                  LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                   lincoln.consultoria@hotmail.com
                                                              Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário