segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Solução de problemas

       Problema todo mundo tem. A questão é como fazer com os problemas? Ocorre que muita gente perde um tempão remoendo pequenos problemas, o que leva, muitas vezes, não enxergar um grande problema.
Não se iluda: a cada dia, mais e mais problemas batem à nossa porta. Acho que a vida é assim mesmo, problemas puxando problemas. É bom entender que um problema é uma grande oportunidade de crescer, tanto pessoal quanto profissionalmente.
E digo mais: tem sucesso quem sabe trabalhar para resolver os problemas dos outros, sejam eles seus clientes, seus superiores ou seus colaboradores. É o caso dos criadores do Google ao decidirem resolver um problema para toda a humanidade e veja o que aconteceu? A preço de hoje, a marca Google vale cerca de 111 bilhões de dólares, segundo relatório Brnadz Top1000 de 2011.
Oportuno lembrar que as invenções da humanidade são resultados de profissionais na busca incessante de equacionar os problemas das pessoas. Quer ver um exemplo? O jornalista húngaro Lászio Biró, certamente incomodado e cansado de ver tantas pessoas sofrendo com os transtornos das canetas-tinteiro, decidiu resolver essa dificuldade colocando uma esfera minúscula na ponta de uma caneta e um tubinho com tinta para que ela carregasse a própria carga. A solução foi barata, competente e genial!
Fico maluco quando vejo alguém partindo para “terceirização” da solução de um problema, com surrados argumentos pueris, soltando a clássica máxima: não me traga problemas, me traga soluções! Como dizia um notável professor do meu curso de mestrado: crescer significa estar à frente da solução de problemas. Estava certo. O resto é choro de viúva e não adianta filosofar com opiniões sem ir ao cerne da questão.
Paciência! Nada, nada mesmo, justifica nossos gestores não terem ainda atinado à reflexão: será que poderia haver sucesso ou êxito se não existissem problemas ou obstáculos a serem resolvidos? Será que o sucesso e o êxito não são exatamente o resultado de se vencer o que todos consideram dificuldades? Por isso existe um pecado que Deus não perdoa: aquele que você, por incompetência, não cometeu.
Recentemente, acabei de ler o livro “Problemas? Oba!”, do conhecido escritor e palestrante Roberto Shinyashiki, de talento ofuscante, onde diz que soluções paliativas não vão resolver problemas, é como colocar um “band aid” na ferida, que vai continuar sangrando.
Desse modo, para evitar entrar na escada rolante que vai para o piso inferior da vida, pense bem: sucesso é gostar de superar dificuldades.


                                   LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                   lincoln.consultoria@hotmail.com
                                    Advogado e Administrador de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário