segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O futuro da agremiação Petista

            Atual crise político-econômica é daquele cenário surreal, nesta vida surreal, neste País surreal. Tem mais: a mediocridade faz sua festa.
            Ora direis (bradando como o cantor Belchior), governos, todos eles, têm prazo de validade. A nação é perene. Por essa leitura, longe de mim a pecha de futurólogo, mostra que o prazo de validade do PT está correndo o sério risco de se exaurir, ou melhor, está atrelado ao bom desempenho da presidente Dilma no restante do seu mandato.
            Por outro lado, é bom registrar, que a culpa dessa dificuldade governamental não se deve apenas a Dilma, mas sim, a Lula que facilitou o acesso do povo a bens pessoais, e não a bens sociais – o contrário do que fez a Europa no começo do século 20, que primeiro deu acesso à educação, moradia, transporte e saúde, para então as pessoas chegarem aos bens pessoais.
            A que ponto chegamos: você vai a uma favela e as pessoas têm TV a cores, fogão, geladeira, microondas, celular, computador e até um carrinho todo aprumado, mas estão morando na favela, não têm saneamento, educação de qualidade. É um governo que fez a inclusão econômica na base do consumismo e não fez inclusão política. Nada mais equivocado. Deu errado, claro.
            É preciso curva-se às evidências de que o cenário é de pesadelo. Está aí o alto índice de inadimplência apontado pelo mercado. A promessa desenfreada de consumo - um “programa que engana mais que sutiã com enchimento” - tem gerado uma cultura egocêntrica. Vejam: as famílias começam a definir o seu perfil social pelos bens materiais que ela adquire. Logo aparece alguém disputando o tamanho da casa com o vizinho, um carro que ele comprou ou as luzes que ele coloca na frente da casa na época de natal etc e tal.
            Em meio à confusão, a militância Petista hoje se divide em duas: por um lado, temos aqueles que têm consciência crítica e sabem que o partido cometeu erros graves. Por outro lado, temos uma militância tosca, despossuída de consciência e de qualificação política, que justifica os erros e até mesmo a corrupção sem nenhum senso crítico.
            Para encurtar a conversa, concordo com o cientista político Aldo Fornazieri ao afirmar que o PT ou o “lulismo”, como queiram, está “caducado, mas não esgotado”.

                              
                                                                 LINCOLN CARTAXO DE LIRA
                                                                  lincoln.consultoria@hotmail.com

                                                                    Advogado e mestre em Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário